A terapia de reposição hormonal (TRH) para mulheres na menopausa é um procedimento que minimiza os problemas ocasionados nesta fase da vida, onde acontece a última menstruação. Dentre os sintomas mais comuns, são ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor.
Este tratamento, basicamente, repõe hormônios antes produzidos de forma natural, tais como o estrogênio e a progesterona. Quando a mulher atinge os seus 45 anos, seu corpo inicia um processo de transição hormonal chamado climatério, que se estende até a menopausa, perdurando por 20 anos.
Um levantamento realizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) revela que 19,5% das brasileiras fazem ou já fizeram o tratamento. Em 2003, esse número era 37%. A queda, além de expressiva, cria um sinal de alerta para as mulheres que possuem problemas hormonais.
A teoria de reposição hormonal para mulheres em fase de menopausa tem seus benefícios, se bem encaminhada e executada. Por isso, recomenda-se uma consulta com o médico endocrinologista de sua confiança, antes de realizar qualquer tipo de procedimento.
Além disso, este tratamento também ajuda na prevenção de perda óssea que ocorre no período da menopausa, o que pode causar osteoporose. Em mulheres acima dos 45 anos, manter os ossos saudáveis é primordial.
Fora a osteoporose, podemos citar os seguintes riscos que ocorrem em mulheres após a menopausa:
- Insônia e apneia do sono
- Diabetes
- Problemas cardíacos
- Distúrbios urinários
Entretanto, não recomenda-se realizar a TRH quando a paciente apresentar os seguintes sintomas:
- Doença hepática descompensada
- Câncer de mama e endométrio ou suas lesões precursoras
- Sangramento vaginal de causa desconhecida
- Doença coronariana (infarto) e cerebrovascular (AVC)
- Doença tromboembólica venosa
- Lúpus eritematoso sistêmico
Neste artigo que preparamos para o blog do Instituto Unique Anália, falaremos um pouco mais sobre a menopausa e onde você pode realizar este procedimento com segurança.
Terapia de Reposição Hormonal em mulheres: o que é?
A reposição hormonal é um tipo de terapia que evita a queda hormonal. No sexo feminino, em especial, o tratamento tem bastante procura na fase da menopausa, considerado o último período de menstruação.
Entretanto, a terapia de reposição hormonal não interrompe o processo da menopausa e da andropausa (sintomas similares que acometem os homens). Acima de tudo, é uma forma de aliviar os sintomas desses processos naturais.
No caso das mulheres, este tratamento é feito com pequenas doses de hormônios ingeridos via oral, ou algum medicamento dermatológico (adesivos e géis). Também são feitos implantes hormonais, dependendo do caso, apesar de serem menos comuns.
O tratamento é feito com doses de estrogênio e progesterona, mas mulheres que já retiraram o útero não precisam de reposição do último.
Quais são os sintomas da menopausa?
Se a mulher perceber, na sua rotina diária, que está passando por alguns destes sintomas, recomenda-se procurar um médico endocrinologista com urgência. Vale lembrar que a menopausa é o último ciclo de menstruação, e ocorre normalmente a partir dos 45 anos.
Os sintomas mais prevalentes da menopausa são:
- Humor lábil (irritabilidade e nervosismo alternado com o humor depressivo)
- Fogachos (ondas de calor)
- Ganho de gordura corporal
- Insônia ou piora da qualidade do sono
- Cansaço e indisposição
- Alteração da memória
- Diminuição da libido
- Secura vaginal
- Baixa massa óssea (osteopenia ou osteoporose)
Reposição hormonal fitoterápica
Caso a mulher opte por não utilizar hormônios sintéticos, existe no mercado a opção de tratamentos fitoterápicos, ou seja, a base de ingredientes naturais. Isso porque existem diversas plantas dotadas de flavonoides, que atuam na reposição hormonal do nosso organismo.
A isoflavona é um dos mais famosos. Trata-se de um fitoestrógeno que se comporta como hormônio e é encontrado na soja. O ponto é que ainda não há consenso sobre seus reais efeitos positivos.
Uma pesquisa feita na Austrália com 4 mil mulheres não atestou a capacidade de apagar os calorões, por exemplo.
A influência da terapia de reposição hormonal na rotina diária
Este tratamento causa impactos positivos na rotina diária da mulher. Com isso, ela passa a ter um novo estilo de vida, com as seguintes características:
- Melhoria da autoestima
- Sensação de bem-estar
- Disposição para fazer atividades do seu cotidiano e exercícios físicos
- Potencializa o desejo sexual
- Melhora o sistema nervoso central, ativando a memória
- Intensifica outras perspectivas de vida
Onde encontrar TRH para mulheres em menopausa?
A terapia de reposição hormonal para mulheres acontecem em clínicas especializadas, lideradas por um médico endocrinologista. Os procedimentos mais comuns são:
- Terapia com estrogênios: nesta terapia são usados medicamentos contendo apenas estrogênios como estradiol, estrona ou mestranol, por exemplo, sendo especialmente indicada para mulheres que tenham removido o útero.
- Terapia com estrogênio e progesterona: neste caso são usados medicamentos contendo progesterona natural ou uma forma sintética de progesterona combinada com um estrogênio. Esta terapia é especialmente indicada para mulheres com útero.
Reposição Hormonal no Instituto Unique Anália
O Instituto Unique Anália é composta por médicos endocrinologistas de alto escalão, que lidam com diversas áreas dos hormônios masculinos e femininos, em especial para a terapia de reposição hormonal para homens e mulheres que estão entrando na andropausa e menopausa.
Estamos localizados na área nobre do Jardim Anália Franco com fácil acesso, estacionamento no local e toda comodidade que você merece na Rua Coronel Irineu de Castro, número 43, sala 202 – City Tower Anália Fraco.
Nenhum comentário ainda, deixe sua voz abaixo!