Quem não almeja ter um estilo de vida saudável, para se sentir melhor, mais motivado e com disposição para aproveitar o que a vida tem de melhor? Sem exceção, todos nós, ainda mais quando sofremos problemas como sobrepeso ou depressão.
Por isso, na pressa do dia-a-dia, achamos que remédios milagrosos de emagrecimento resolverão os nossos problemas para todo o sempre. E é aí que nos enganamos redondamente.
Sabe por que? Para se ter uma vida saudável, precisamos em primeiro lugar mudar os nossos hábitos e as nossas rotinas. E tudo começa nas coisas mais simples e básicas, como a nossa alimentação, nosso período de descanso e atividades.
Para ter uma ideia do que estamos abordando, uma pesquisa elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que 60% dos brasileiros estão mais sedentários durante a pandemia da COVID-19.
A primeira coisa que nos vêm à cabeça é: “Claro, com tudo fechado, não era de esperar menos!”.
Porém, os brasileiros passam mais tempo em frente à televisão, a uma tela de computador ou até mesmo reclusos em seus smartphones, esquecendo do mundo lá fora, da boa alimentação e de uma boa noite de sono.
Ou seja, a combinação da falta de atividade física (como uma simples caminhada ou corrida), somada às longas horas sentado diante um notebook é perfeita para o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, alertam os especialistas.
Dentre os problemas, estamos falando de doenças cardiovasculares (infarto e AVC). Ou seja, não é redundante afirmar que precisamos buscar uma vida saudável o quanto antes, se quisermos viver por longos anos.
Por isso, preparamos um artigo bem direto e didático com cinco dicas de como alcançar um estilo de vida saudável, sem a necessidade de grandes sacrifícios ou abrir mão de alguns luxos comuns do ser humano.
Fique conosco até o final!
Um estilo de vida saudável: como começar?
Para alcançar um estilo de vida saudável, abordaremos aqui mudanças em seu comportamento, que farão toda a diferença em médio a longo prazo. Vamos a elas, sem mais delongas.
Invista em uma alimentação balanceada
De nada adianta querer perder peso ou ter uma vida mais pró-ativa, se os hábitos alimentares forem ruins ou escassos.
Sim, é difícil resistir àquela pizza no final de semana, ou aquele mega hambúrguer com fatias generosas de queijo e bacon. Mas, precisamos resistir a essas tentações, ou ao menos adotar uma convivência pacífica com elas.
Logo, procure cortar os carboidratos, principalmente alimentos com farinha branca (pão, pizza, macarrão, etc.), por alimentos mais leves. Ou seja, estamos falando de verduras e legumes sortidos, carnes brancas (peixes e frangos), etc.
O hábito de consumir frutas também é bastante benéfico. Porém, é curioso notar que é importante evitar uma salada de frutas, focando-se em apenas um tipo de fruta. Por exemplo: comer um mamão papaya de manhã, ou uma maçã no lanchinho da tarde.
Por fim, a dica mais óbvia de todas: corte refrigerantes e bebidas gaseificadas.
Tenha uma boa noite de sono
O sono é o nosso momento mais sagrado. É quando colocamos o nosso corpo para descansar e repor as energias, para que haja mais disposição no dia seguinte. Isso é óbvio, todo mundo sabe. E quem não gosta de dormir, não é mesmo?
Porém, além de sagrado, o sono tem hora certa para acontecer. Até porque, diversos hormônios importantes também são regulados e produzidos enquanto dormimos.
Veja abaixo algumas dicas que ajudam a ter uma melhor qualidade de repouso:
- Dormir em média de 7 a 9 horas por dia, sempre no mesmo horário
- Evitar aparelhos eletrônicos na hora de ir dormir
- Fazer refeições leves antes de dormir
- Evitar o excesso de cafeína
Beba água, ao menos 2 litros por dia
É importante criar o hábito de beber água ao longo do dia, ao menos 2 litros. Ela é responsável pelo transporte de nutrientes, promove a hidratação e a limpeza do organismo.
Além disso, também é fundamental para os processos fisiológicos de digestão.
Se você leva uma vida muito agitada ou não se lembra de tomar água ao longo do dia, existem aplicativos gratuitos, tanto para iOS como para Android, que enviam alertas para o seu smartphone quando chega o momento de parar para reabastecer.
Inclua ovos na sua alimentação
Apesar de já termos abordado sobre hábitos alimentares, criamos um especial para falarmos sobre os ovos.
O ovo é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas e em micronutrientes, como vitaminas A e E, ferro, zinco, selênio e vanádio.
Uma vez que contém antioxidantes em sua composição, o ovo ajuda a combater o envelhecimento das células de nosso organismo.
O ovo também possui colina, que é excelente para a saúde da memória, e leucina, que auxilia o organismo a manter a massa magra.
Existem várias maneiras de se comer ovos, além do delicioso ovo frito (este, o menos saudável, ainda mais se for feito no óleo). Ovos mexidos, cozidos ou com tapioca são ótimas alternativas.
Pratique um exercício físico de sua preferência
Por fim, para alcançar uma vida saudável, você precisa praticar um exercício físico de sua preferência.
E, às vezes, você nem precisa colocar a mão no bolso. Uma simples caminhada na rua, ou até mesmo uma corrida em ritmo leve, pode ajudar. De quebra, ainda esvazia a sua mente e renova as energias!
Claro que existem inúmeras outras opções, como musculação, natação, correr de bicicleta, praticar remo, pilates, artes marciais, etc.
O importante é praticar e não ficar parado. Determine dias e horários durante a semana que seja exclusivamente seu, para que possa se dedicar a sua saúde.
Tenha uma vida saudável com o Instituto Unique Anália
O Instituto Unique Anália é composto por médicos endocrinologistas de alto escalão, que lidam com diversas áreas dos hormônios masculinos e femininos, em especial para a terapia de reposição hormonal para homens e mulheres que estão entrando na andropausa e menopausa, testosterona, entre outros.
Também orientamos os nossos pacientes que estão em busca de uma vida saudável, com mais disposição para o dia a dia.
Estamos localizados na City Tower Anália Franco, próximo à Praça Cláudio mano Junior em Vila Reg. Feijó, na Rua Coronel Irineu de Castro, 43 – Sala 202.
Nenhum comentário ainda, deixe sua voz abaixo!