A terapia de reposição hormonal é destinada à mulheres que atingiram a menopausa, pois alivia os sintomas comuns causados durante o último ciclo menstrual, tais como ondas de calor, ressecamento vaginal e mudanças de humor.
Ao longo da vida, o corpo das mulheres sofrem diversas mudanças que afetam a sua rotina cotidiana. Justamente por isso, elas começam a procurar especialistas da saúde capazes de tratar estes sintomas de maneira eficaz, aderindo à terapia de reposição hormonal.
Este tratamento, basicamente, repõe hormônios antes produzidos de forma natural, tais como o estrogênio e a progesterona. Quando a mulher atinge os seus 45 anos, seu corpo inicia um processo de transição hormonal chamado climatério, que se estende até a menopausa, perdurando por 20 anos.
Um levantamento realizado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) revela que 19,5% das brasileiras fazem ou já fizeram o tratamento. Em 2003, esse número era 37%. A queda, além de expressiva, cria um sinal de alerta para as mulheres que possuem problemas hormonais.
O que deve ser colocado em evidência é que a terapia de reposição hormonal para mulheres tem seus benefícios, se bem encaminhada. Ou seja, antes de aderi-la, convém consultar um médico endocrinologista de sua confiança, de forma individualizada e pormenorizada.
Existe um momento correto para a entrada de hormônios sintéticos, porém não são opção quando há histórico de câncer de mama na respectiva família da paciente. Em um contexto adequado, porém, a terapia se faz benéfica.
Além disso, a terapia de reposição hormonal também ajuda na prevenção de perda óssea que ocorre no período da menopausa, o que pode causar osteoporose. Por isso, preparamos este artigo especialmente para você mulher, que deseja saber mais sobre como este tratamento pode trazer benefícios para a sua saúde.
Fique conosco!
Terapia de Reposição Hormonal: como funciona?
A reposição hormonal é um tipo de terapia que evita a queda hormonal. No sexo feminino, em especial, o tratamento tem bastante procura na fase da menopausa, considerado o último período de menstruação.
Entretanto, a terapia de reposição hormonal não interrompe o processo da menopausa e da andropausa (sintomas similares que acometem os homens). Acima de tudo, é uma forma de aliviar os sintomas desses processos naturais.
No caso das mulheres, este tratamento é feito com pequenas doses de hormônios ingeridos via oral, ou algum medicamento dermatológico (adesivos e géis). Também são feitos implantes hormonais, dependendo do caso, apesar de serem menos comuns.
O tratamento é feito com doses de estrogênio e progesterona, mas mulheres que já retiraram o útero não precisam de reposição do último.
Quando a reposição hormonal deve ser evitada?
Apesar de benéfica para algumas mulheres e homens, a reposição hormonal deve ser evitada em alguns casos. Ela é contraindicada nas seguintes situações:
- Câncer de mama
- Câncer de endométrio
- Porfiria
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral)
- Trombose venosa profunda
- Distúrbios da coagulação sanguínea
- Sangramento genital de causa desconhecida
Reposição hormonal fitioterápica
Caso a mulher opte por não utilizar hormônios sintéticos, existe no mercado a opção de tratamentos fitoterápicos, ou seja, a base de ingredientes naturais. Isso porque existem diversas plantas dotadas de flavonoides, que atuam na reposição hormonal do nosso organismo.
A isoflavona é um dos mais famosos. Trata-se de um fitoestrógeno que se comporta como hormônio e é encontrado na soja. O ponto é que ainda não há consenso sobre seus reais efeitos positivos.
Uma pesquisa feita na Austrália com 4 mil mulheres não atestou a capacidade de apagar os calorões, por exemplo.
Quais são os benefícios da terapia de reposição hormonal?
Além de aliviar os sintomas da menopausa, pois diminui os fogachos (ondas de calor que surgem entre 60% a 80%), além dos suores noturnos.
Também vale destacar a melhora da vida sexual, uma vez que alivia os sintomas da menopausa nas mulheres, como ressecamento da vagina e dor durante o ato sexual.
Além disso, também temos a prevenção da osteoporose, reduzindo riscos de fraturas nos ossos. O tratamento pode ser indicado para a prevenção deste problema para mulheres com menos de 60 anos.
A influência da terapia de reposição hormonal na rotina diária
Este tratamento causa impactos positivos na rotina diária da mulher. Com isso, ela passa a ter um novo estilo de vida, com as seguintes características:
- Melhoria da autoestima
- Sensação de bem-estar
- Disposição para fazer atividades do seu cotidiano e exercícios físicos
- Potencializa o desejo sexual
- Melhora o sistema nervoso central, ativando a memória
- Intensifica outras perspectivas de vida.
Reposição Hormonal no Instituto Unique Anália
O Instituto Unique Anália é composto por médicos endocrinologistas de alto escalão, que lidam com diversas áreas dos hormônios masculinos e femininos, em especial para a terapia de reposição hormonal para homens e mulheres que estão entrando na andropausa e menopausa.
O nosso instituto fica localizado na área nobre do Jardim Anália Franco com fácil acesso, estacionamento no local e toda comodidade que você merece na Rua Coronel Irineu de Castro, número 43 sala 202 – City Tower Anália Fraco.
Nenhum comentário ainda, deixe sua voz abaixo!